O sonho de iniciar seu próprio negocio com uma loja virtual ou mesmo expandir sua empresa para o mercado virtual é vendido como um comercial de margarina, onde pessoas acordam felizes, os problemas são resolvidos ao passar margarina no pão, e ao abrir a porta o dia está lindo.
E isso funciona bem até o momento em que se abre a porta, quero dizer, o momento em que a loja virtual está pronta e o empreendedor dá de cara com a realidade do mundo virtual.
Existe uma complexidade maior do que a explorada comercialmente para vender lojas virtuais
Apesar de parecer fácil ou mais simples por ter menos burocracia, o mercado virtual é mais complexo quando o objetivo é chegar à venda. Já falamos no artigo Como atrair mais clientes para sua loja virtual que na internet as pessoas não descobrem sua loja por acaso. Você não está em uma rua, em que a qualquer momento pode passar um cliente.
É lógico que mesmo no mercado de rua ainda existem fatores de complexidade, e que não é necessariamente em qualquer rua que você encontrará seus clientes caminhando.
Mas no caso da loja virtual a situação fica um pouco mais complicada, pois não existe nenhuma forma da pessoa chegar do nada até sua loja, e é ai que entra a necessidade de anunciar.
E quando falamos de anunciar, estamos falando de algo constante e ininterrupto, já que principalmente para as novas lojas apenas anunciar não servirá como garantia de venda.
Vender em uma loja virtual depende da combinação de diversos fatores
Vender para uma nova loja virtual depende de credibilidade somada a um constante aparecimento da marca nas mídias. No mercado virtual as pessoas não compram apenas porque gostaram de um produto ou acharam a loja interessante, o fator principal é a confiança.
Por isso é importante que as lojas contem com a opinião de seus consumidores, um potencial comprador precisa ter a certeza de que seu produto será entregue, e apenas com a opinião de consumidores reais ou de amigos mais próximos é que ele vai ter a certeza de que poderá comprar na loja sem problemas.
Por mais que você considere sua loja segura, que ela atenda a todos os conceitos de usabilidade, você ainda dependerá de aparecer constantemente nos anúncios para que o consumidor lembre da sua marca, e de credibilidade para que ele se sinta seguro ao fazer a compra.
Para encerrar, veja algumas dicas de credibilidade neste artigo: Mê vê meio kg de credibilidade.
Boas Vendas!
Muito bom o artigo mim deu outra visão sobre a minha loja, e estratégia de marketing