Que o Facebook Ads se tornou um excelente canal de divulgação para as empresas é indiscutível.
O poder de segmentar precisamente o público que deseja impactar através de seus interesses, além das diversas formas de expor o anúncio para quem está sendo impactado tem sido fundamental para que o Facebook venha se consolidando como um dos grandes canais de divulgação.
O número de membros somado ao poder de segmentação se tornou o argumento para anunciar no Facebook Ads
Ainda no Brasil, outro fator que tem contribuído muito para os anúncios é o baixo valor de investimento, já que ainda é pequeno o número de anunciantes efetivos dentro do Facebook em território nacional.
Mas nem tudo são flores para os anunciantes que optaram por fazer sua divulgação na que atualmente é a maior mídia social da internet.
Tenho reparado no Facebook que quando o objetivo da campanha é enviar as pessoas para a Fan Page do anunciante, aparentemente os dados de número de cliques, curtis e visualizações de conteúdo parecem funcionar perfeitamente.
Apesar da eficiência, os dados divergentes têm atrapalhado na hora de mensurar os resultados verdadeiros da campanha.
O problema começa a aparecer quando o objetivo da campanha é levar o impactado para um site fora do Facebook e mensurar estes resultados. Para qualquer campanha o fator fundamental para saber se estão sendo alcançados bons resultados são os dados gerados a respeito da interação dos visitantes com seu anúncio e posteriormente como se comportaram dentro do site.
E é exatamente neste ponto que o Facebook Ads vem deixando a desejar para seus anunciantes. Os números apresentados em cliques e conversões estão longe, mas muito longe da realidade.
É normal haver pequenas diferenças nos resultados quando analisamos os dados de um sistema e de outro. Sim, é normal, a questão é que no caso da rede social estes números têm sido muito discrepantes e divergentes de qualquer sistema que você tente comparar.
Como eu já falei, é indiscutível falar se vale ou não a pena anunciar nele, mas é fundamental ficar atento aos resultados destas duas métricas Cliques e Conversões. É uma pena, mas estes números que são fundamentais para qualquer empresa saber seus resultados têm deixado muito a desejar.
Somado a isso, o Facebook não conta com uma central de suporte eficiente, pelo menos não aqui no Brasil que possa passar orientações de como solucionar estes problemas.
Até o próximo artigo!