Há pouco tempo atrás (coisa de poucos anos), os brasileiros conheciam como lojas virtuais, as lojas de eletrônicos, livros e algumas outras poucas diversidades do mercado.
Hoje com a popularização das plataformas de loja virtual de aluguel, tornou-se muito mais fácil para as empresas terem seu próprio e-commerce sem a necessidade de ter um profissional especifico para desenvolver e manter a loja ativa. Estamos vendo cada vez mais diversidade de segmentos entrando para a venda virtual.
Hoje você pode comprar virtualmente laranjas de um produtor rural
Um exemplo bem extremo que podemos utilizar para ilustrar esta realidade é um produtor rural, que de sua fazenda poderia vender diretamente pela internet para o consumidor final a sua produção.
Hoje não só é possível como já existem exemplos, como muitos já devem ter visto, semelhantes ao produtor de laranjas de São Paulo que vende seus produtos pela sua loja virtual.
A realidade é que muitas lojas saíram da mitificação de que ter uma loja virtual tinha apenas a finalidade de expandir o território de atuação da empresa, não que isso não seja uma vantagem.
Mas os empreendedores começaram a perceber que as lojas virtuais tornaram-se um verdadeiro canal de vendas e que pode funcionar tanto em formato nacional como apenas para uma pequena região.
Pequenas lojas e até mesmo lanchonetes já estão criando seus canais de venda virtual
Outro exemplo que ilustra bem é o surgimento cada vez maior de deliveries virtuais. Sim, o famoso lanche, pizza ou comida chinesa que você pedia pelo telefone aos poucos estão podendo ser pedidos também pela internet.
E com o passar do tempo, mais lanchonetes contarão com seus sites para receber seu pedido.
E isso ocorrerá principalmente pela praticidade para o cliente poder adquirir seus produtos, que foi o que chamamos de canal de venda, mas também para o lojista que poderá atender com cada vez mais qualidade seus clientes, independente do tamanho de sua empresa e de onde pretenda atuar.
Boas Vendas!