Apesar de serem palavras com significados muito parecidos no dicionário, consumidores e clientes possuem comportamentos diferentes dentro de uma loja virtual e não podem ser analisados da mesma forma pelo empreendedor.
O consumidor compra, mas não cria vinculo com a loja
Vamos entender inicialmente quem é o consumidor, os consumidores procuram não criar vínculos com as lojas que estão fazendo compras, acessão o maior número de lojas possíveis com a finalidade de obter o melhor preço fazendo com que ele dificilmente selecione a loja para fazer uma futura compra novamente, evita o cadastro em newslettlers e se fosse possível não chegaria nem a fazer cadastro para concluir a compra.
Já o cliente possui um perfil mais conservador, a primeira loja que ele pensa quando vai fazer uma compra é a que ele já se simpatiza ou possui algum tipo de vinculo, vinculo que normalmente é criado através de um bom atendimento ou indicações de pessoas muito próximas. O cliente, ele já conhece a loja virtual, ele sabe que está em um ambiente seguro e não está preocupado com valores e sim com um bom atendimento.
Os clientes participam e querem que a loja cresça
Seu relacionamento com a loja permite até que este recebe novidades por e-mail e faz questão de participar e interagir nas mídias sociais da loja, dando sua opinião no que é bom e o que precisa ser melhorado dentro da loja ou de seus produtos.
Clientes e consumidores são talvez os níveis mais importantes de usuários que uma loja virtual poderá ter, mas para se tornar qualquer um deles primeiramente ele será um visitante e não podemos esquecer de analisar este perfil.
Sem os visitantes a loja não terá nem consumidores, nem clientes
Os visitantes normalmente estão passando pela loja apenas para conhecê-la ou conhecer um produto que em um momento futuro ela até poderá vir a ter interesse em comprar.
No final para uma loja virtual os três são importantes e devem ser tratados de acordo com suas características, mas sem distinção de comportamento ou qualidade, afinal tanto os visitantes como os consumidores um dia podem se transformar em um cliente a partir de um bom atendimento, como também o cliente com um péssimo atendimento pode voltar ao estágio de apenas visitante.
Boas Vendas!