Para se ter bons resultados em uma campanha de marketing digital é fundamental desenvolver um bom planejamento que oriente quais estratégias serão utilizadas para atingir os objetivos esperados pela empresa.
Separamos algumas dicas para o desenvolvimento de um bom planejamento que irá ajudar em suas futuras campanhas de marketing digital.
O objetivo é o norte de todo o planejamento da campanha
Para iniciarmos o planejamento, primeiramente precisamos saber quais são os objetivos que a empresa pretende alcançar com esta campanha, e se será uma campanha institucional ou para um produto ou serviço.
Este produto é um lançamento, apenas um campanha rotineira ou é uma campanha para levantar um produto ou serviço que não vendeu bem?
É fundamental ter o objetivo bem definido, já que ele será a base para definir os demais passos. Junto com o objetivo, é muito importante ter outras duas informações importantes: o valor que a empresa está disposta a gastar, o tempo máximo que esta campanha ficará no ar e para que público será destinada.
Tendo estas informações definidas é hora de partir para a estratégia da campanha.
A estratégia é responsável por solucionar os problemas para alcançar o objetivo.
A estratégia nada mais é do que as formas que serão utilizadas para se chegar ao objetivo desejado. Serão feitas promoções ou será feito um trabalho de branding para o fortalecimento da marca?
Quais serão as ferramentas, links patrocinados, comparadores de preço, e-mail marketing, mídias sociais ou algo inovador?
Tendo estas perguntas respondidas entra-se na etapa de definir quais Mídias ou Canais serão utilizados para esta veiculação, e para isso duas informações serão importantes: o orçamento disponível e qual a estratégia a ser seguida.
Mesmo que a sua estratégia seja fazer promoções com links patrocinados, é importante definir se realmente você utilizará o AdWords ou qualquer outro canal como os Links Patrocinados do UOL. Quem irá te ajudar a escolher o que melhor se encaixa é o valor de investimento da empresa e seus objetivos.
O Planejamento é formado por informações que se cruzam. Por isso é muito importante ter o máximo de dados possível para se chegar a um planejamento que dará resultados.
Lembre-se que o Planejamento de Campanha é apenas um guia para te orientar e é fundamental ter o tato para saber quando se deve mudar todo o planejamento.
Até o Próximo Artigo!