Se você conhece um pouco da história da fundação do Facebook, ou até mesmo tenha assistido o filme A Rede Social, você deve saber que um dos primeiros embates que Mark Zuckerberg teve, foi o de colocar anunciantes em sua rede social para gerar lucros para sua empresa.
Com o passar dos anos, com o crescimento da empresa e precisando que ela gerasse lucros reais a seus sócios, ele foi obrigado a ceder e os anúncios começaram a aparecer.
Infelizmente, pelo menos no Brasil, parece que o Facebook ainda não sabe lidar muito bem com as tratativas com seus anunciantes. Diferente de seu concorrente direto em Marketing Digital, Google. O atendimento ao cliente (anunciante) é praticamente zero, se resumindo apenas a envio de e-mails ou uma Fan Page que de vez em quando aparecem alguns posts.
O Facebook criou uma nova forma das empresas se comunicarem com seus clientes, mas não sabe se comunicar com os seus
Veja bem, estamos falando de uma rede social que revolucionou a forma de o mundo se comunicar e transmitir com o máximo de rapidez a informação. Mas que, para tirar uma dúvida ou solucionar um problema que você tenha de urgência com sua campanha, pode levar mais de 1 dia útil para receber uma resposta se for algo simples. Do contrário você pode mandar vários e-mails que eles não irão lhe responder, até ter uma resposta do seu problema.
Esqueça um e-mail cordial que procure lhe tranquilizar, dizendo que atendente já está analisando seu caso. Seja você um pequeno, médio ou grande anunciante, reclamações a qualidade no atendimento são enormes, a não ser que você conheça alguma pessoa chave para solucionar seu problema.
O Facebook é um excelente local para anunciantes, mas tem se esforçado muito para perde-los
É importante ressaltar que o Facebook contrariando muitas previsões pessimistas, vem se mostrando um excelente canal de divulgação, principalmente pela forma como são feitas as segmentações de público, permitindo que a campanha seja direcionada corretamente e alcance seus objetivos.
O que falta ainda ao Facebook para se tornar um grande canal de divulgação para empresas, é respeitar seus anunciantes e não agir como uma empresa despreparada no atendimento ao cliente.
Até o próximo artigo!