Antes de responder a pergunta que dá nome a este artigo, vamos entender o que são os sites de compra coletiva.
O que todos sabemos é que os sites de compra coletiva são um conjunto de cupons de desconto fornecidos por diversas lojas físicas e virtuais, que só são efetivamente adquiridos quando um número X de consumidores também os adquire.
As vantagens para as lojas virtuais são infinitas, desde que se tenha o conhecimento de duas coisas importantes: a primeira é não esperar ter aumento nos lucros com os sites de compra coletiva, e a segunda é conhecer precisamente quem são seus clientes (o famoso público-alvo).
Compra Coletiva não é sinônimo de lucro, e sim aumento no número de clientes.
É nestes dois pontos que a maioria dos empreendedores erra ao anunciar nesta ferramenta de marketing digital. Ora, mas se estou anunciando, o que eu quero é ter lucros. Com certeza a maioria dos leitores deste blog pensou exatamente nesta frase quando citei o primeiro item.
A questão é que os sites de compra coletiva para funcionarem dependem de um bom desconto, normalmente acima da faixa de lucro do anunciante para atraírem a atenção e venderem em grande quantidade.
E é neste ponto que sua loja virtual irá ganhar. Com um grande número de pessoas acessando para adquirirem o produto ou serviço em promoção, sua marca passa a aumentar o número de clientes que além de conhecerem os produtos que estão com desconto também passam a conhecer seus outros produtos e serviços.
Conhecer seu cliente pode evitar futuras dores de cabeça.
Enfim, a finalidade do site de compras coletivas é levar o maior número de clientes a conhecer sua loja, e você irá ganhar em uma segunda venda, que poderá acontecer de imediato ou em um momento posterior.
Já a questão do público-alvo afeta dois outros fatores que se interligam: primeiramente, seus produtos e serviços se encaixam e permitem esse tipo de desconto? Segundo, seus atuais clientes aceitam novos clientes vindos de desconto? Parece preconceito, mas a realidade é que para produtos muito exclusivos estes podem perder seu valor e interesse de seus atuais clientes, o que pode acabar prejudicando sua loja virtual.
Para finalizar, algumas dicas: analise e conheça os anúncios presentes no site de descontos selecionado, verifique se os anúncios são verdadeiros, se o comparador atende bem a seus visitantes e se há algum tipo de reclamação, e não se esqueça que a credibilidade desta ferramenta será passada para sua loja virtual.
Por fim, prepare sua loja para os dias em que seu cupom esteja ativo, destacando produtos que gostaria que as pessoas adquirissem e principalmente os que você anunciou.
Boas Vendas!