Uma das grandes vantagens de se fazer uma campanha utilizando o Facebook Ads é você exibir seus anúncios para o público-alvo desejado.
A ferramenta conta com diversas formas de identificar o público através de interesses, gêneros, status de relacionamento entre outros métodos que quando alinhados permitem que a empresa exiba seus anúncios para o público-alvo desejado sem grandes dificuldades.
Mas além de você pode definir através das características da pessoa quem você deseja impactar o Facebook ainda conta com uma ferramenta ainda mais eficiente que além de ajudar a impactar um público ainda mais qualificado acaba gerando custos menores e com resultados ainda maiores exatamente pelo fato de a campanha passar a impactar um público praticamente perfeito (entenda perfeito como pessoas que tem interesse, o fator decisivo de compra depende obvio de outras dezenas de fatores).
A ferramenta de Públicos permite que as empresas identifiquem o público-alvo mais exato no Facebook Ads
Estamos falando da ferramenta de Públicos, que quando bem utilizada e fazendo as combinações corretas, consegue identificar um público semelhantes através de características iguais aos que já fizeram um compra ou um contato com sua empresa.
Criar uma campanha de assemelhação apesar de trabalhosa é simples, mas depende a empresa já possuir pelo menos um mailing ou uma campanha de primeiro impacto para trazer os leads e vendas iniciais, com isso você pode fazer sua campanha de duas formas distintas.
Existem duas formas diferentes e eficientes de utilizar sua campanha de assemelhação
Primeiro através do mailing, caso a empresa já o possua, basta acessar a área de Público-Alvo no painel do Facebook Ads e depois clicar no botão verde Criar Público, selecionar público personalizado, depois selecionar lista de clientes e por fim selecionar a melhor opção para enviar sua lista. Após subir seu mailing e ele for processado pelo Facebook deve-se novamente clicar em criar público, mas desta vez clicar em público semelhante, selecionar a fonte que deve ser o mailing que você enviou anteriormente selecionar o país e por fim determinar qual a porcentagem de assemelhação do público você tem interesse.
Neste ponto é importante saber que quanto menor a porcentagem mais próximo será o público localizado do seu mailing ou seja maior será na teoria o poder de conversão quanto mais aberto for menor, mas essa não é uma regra exata, por isso, recomendamos criar três opções e testar qual dará melhor retorno para sua empresa, 1%, 5% e 10%.
Já a segunda opção é um pouco mais trabalhosa, mas será mais dinâmica, nesta opção você deve instalar o pixel de conversão do Facebook na página de agradecimento do seu site e depois na opção de público semelhante escolher como fonte o pixel de conversão.
A tendência é que as campanhas tenham um resultado muito melhor e com custos mais baratos.
Até o próximo artigo!