Nós já falamos exaustivamente aqui no blog sobre o quão importante para uma loja virtual é ter credibilidade, e para que uma loja virtual tenha credibilidade depende de que seus próprios clientes a ajudem na divulgação.
É obvio que não será o seu cliente que irá pagar para que seus anúncios apareçam. Espero que ninguém tenha pensado nesta hipótese, que apesar de ser muito eficiente para aumentar a credibilidade, não estamos falando diretamente da propaganda boca a boca.
Mas afinal, como um cliente pode ajudar sua loja?
Comentários podem ser excelentes para angariar novos clientes
Uma das formas que por sinal não é explorada por muitas lojas virtuais é a ferramenta de comentários dos clientes nos produtos. Esta ferramenta não se restringe apenas a ser um espaço para que os clientes tirem dúvidas ou ser o muro das lamentações, muito pelo contrário,pois muitos clientes acabam deixando comentários e avaliações de produtos e também da loja, permitindo que outros clientes que tenham dúvidas ou que estejam receosos em comprar na loja, passem a ter confiança suficiente para fazê-lo.
Box social expõe o número de clientes e clientes próximos do visitante
Outra maneira de utilizar de forma eficiente os clientes na divulgação da loja são as ferramentas sociais, que expõem quem já é cliente ou conhece sua loja, e o mais interessante é que algumas ferramentas como a do Facebook ainda colocam em destaque pessoas relacionadas ao seu grupo de amizade. Com isso é natural e extremamente eficiente quando um visitante visualiza um amigo que já curtiu e conhece sua loja virtual.
Por fim, a terceira estratégia de uso dos clientes e que não é menos importante por ser última, é a avaliação dos clientes nos selos como o do eBit, que quando tem um número alto de boas avaliações permite expor que a loja é segura e confiável para quem deseja fazer uma compra.
Boas Vendas!