Os que já conhecem ou pelo menos já acessaram o Analytics uma vez, sabem da importância desta ferramenta, não apenas para saber quantos acessos a sua loja virtual teve, mas dados muitos mais importantes e poderosos que vão ajudar sua loja virtual a melhorar.
Mesmo o Analytics não sendo uma ferramenta completa de análise comportamental no site, é possível em cima de alguns de seus relatórios ter uma noção dos principais motivos que levaram seu visitante a desistir de uma compra ou quais caminhos ele tomou até finalizar uma compra.
O Analytics permite entender o comportamento dos clientes em sua loja virtual
Ter essa noção do comportamento dos visitantes dentro do seu site é fundamental para saber quais correções podem ser feitas, a fim de tornar uma compra muito mais simples e prazerosa para seus consumidores.
Por exemplo, o tempo que um usuário fica dentro da página “Detalhes do seu produto” pode significar que ele não conseguiu encontrar de forma fácil as informações que esperava encontrar, ou até mesmo a dificuldade em encontrar o botão “comprar” em caso de tempo excessivo. Em contrapartida, um acesso muito rápido a essa página pode significar que faltam informações sobre o produto, imagens, e uma descrição mais detalhada.
Apesar de não ser uma ferramenta completa, ele permite até o acompanhamento em tempo real de seu site
O Analytics ainda conta com ferramentas que permitem que você acompanhe em praticamente tempo real de onde seus visitantes vieram e quais páginas estão acessando, permitindo que você saiba qual o trajeto para uma compra ser finalizada e o que levou o consumidor a desistir da compra e sair do seu site em determinada página.
Dados mais precisos e comparativos entre semanas, meses e períodos mais longos podem mostrar com precisão como os clientes conheceram sua loja virtual, quais foram as origens das visitas e para produtos sazonais, ainda é possível identificar o pico de acesso de cada produto.
Configurado de forma correta, ainda permite o gerenciamento de suas vendas e o controle dos investimentos publicitários.
O Analytics, assim como o seu cãozinho, é seu melhor amigo e estará disposto a lhe manter informado sobre tudo o que está acontecendo em sua loja virtual, mesmo que nem sempre sejam números positivos.
Aos poucos vamos trazer mais artigos detalhando as funcionalidades desta ferramenta. Fiquem atentos ao nosso Blog.
Boas Vendas!