Este artigo poderia ser dedicado apenas a quem está começando a montar sua loja virtual e possui dúvidas sobre qual nome colocar nela, afinal, quem já montou a sua loja já definiu o nome e alterar com certeza seria um erro.
Mas este artigo pode servir como uma boa referência para encontrar pontos que podem dificultar as vendas de sua loja virtual e ações que podem ser tomadas para tentar corrigir estes problemas.
Normalmente, os donos de lojas independentemente de serem virtuais ou físicas, ao pensarem no nome de sua empresa procuram relações com seu nome, região ou produtos oferecidos, mas não fazem estudos de como estes nomes seriam aceitos no mercado.
Grandes varejistas ainda sofrem com problemas com o nome de sua empresa em determinados mercados
Um exemplo claro é um grande varejista que tem grandes dificuldades para implantar suas lojas na região sul de nosso país exatamente pelo seu nome, que nesta região acaba passando certo desconforto.
No caso das lojas virtuais existem fatores que aumentam o grau de dificuldade de assimilação dos consumidores com o nome da loja. Algumas lojas em que os donos optam por estrangeirismos ou inclusões de centenas de letras repetidas ou até mesmo letras como “y” prejudicam essa assimilação e comprometem o consumidor ao digitar o endereço da loja para acessá-la.
Para uma loja virtual o link pode ser fundamental para o consumidor tentar acessar sua loja
Lembre-se que a relação entre um consumidor e a loja virtual não fica restrita apenas a clicar em anúncios. Muitas vezes ele procura acessar a loja diretamente digitando seu endereço, e o processo de tentar lembrar como era o nome da loja, se era com “i” ou “y” pode gerar confusão e desistência por parte do consumidor.
Em uma pior situação, o cliente ao digitar o endereço de uma loja pode se deparar com páginas de erro ou até mesmo páginas de concorrentes, o que faz com que o consumidor ache que a loja não existe mais no primeiro caso, ou que o concorrente é a sua loja no segundo caso.
No caso de lojas com o nome já estabelecido é fundamental um trabalho de fortalecimento da marca, investindo pesado em campanhas de branding para que o consumidor fixe ao máximo sua marca.
Talvez uma das estratégias mais interessantes para este caso seja o uso do Remarketing com banners destacando não apenas os produtos mas também a marca da empresa.
Boas Vendas!
Pois é, também acho que erramos feio na escolha do nome. Pior do que isso, antigamente nosso site era http://www.ellegancycosturas.com.br e certamente os possíveis clientes digitavam errado. Atualmente é http://www.elcosturas.com.br , acho que menos mal.
O que você nos sugere por favor, Antônio?
Ps: Excelente artigo.