Vira e mexe sou indagado por algum cliente que quer saber se e-mail marketing ainda funciona bem. Apesar de defasado e não permitir o santo grau do marketing digital; a interação, a resposta ainda é sim, desde que seja utilizado de forma coerente e correta. Mas o que seria trabalhar uma campanha de e-mail marketing de forma coerente?
Neste artigo tentarei explicar algumas estratégias interessantes para empresas e lojas virtuais terem bons resultados com suas campanhas de e-mail marketing.
A primeira e mais importante de todas é sempre utilizar sua própria base de e-mail. Se a ideia é ter vendas e leads através da campanha de e-mail marketing, a melhor base para isso é a que você captou ao longo dos tempos em seu site ou loja virtual, e não comprar mailing na barraquinha do camelô, o que além de não dar resultados prejudicará a reputação de seu site junto ao servidor e a internet, e seu site ainda corre o risco de cair em uma black list e ter problemas sempre que for enviar um simples e-mail de resposta a um cliente.
Com relação ao conteúdo, a principal dica é sempre inovar no título. Procure ao máximo explorar o interesse do consumidor em poucas palavras, para o que ele vai encontrar ao abrir o e-mail marketing é fundamental ter títulos curtos, pois títulos longos normalmente além de não serem exibidos por completo podem mostrar aos servidores que se trata de um SPAM.
Procure explorar uma comunicação pessoal. É mais fácil uma pessoa abrir um e-mail de outra do que o e-mail com remetente de uma empresa ou termos genéricos.
No conteúdo do e-mail procure ser direto e conciso do que você espera que o consumidor faça após abrir seu e-mail, evite conteúdos longos, já que além de serem cansativos, quando se trata de propaganda passam a ser ainda mais intoleráveis.
E por fim, tenha bom senso com seus clientes. Se ele já recebeu seu e-mail uma vez, não tente ficar reenviando esperando que ele faça a ação estipulada no e-mail. Isso não vai ocorrer, apenas fará com que ele considere sua empresa a mais chata da internet.
Aproveite ao máximo os relatórios fornecidos pelas ferramentas de e-mail e explore os dados que eles fornecem a seu favor para tomar ações no próximo disparo.
Antes de concluir, gostaria de informar que devido ao Segundo Encontro da Comunidade do Google AdWords, nos dias 25 e 26/08, nestas próximas duas semanas não teremos novos artigos, e também não teremos vídeos no Dicas de AdWords.
Agradecemos a compreensão de todos, e até o próximo artigo em 10/09!