Tenho visto cada vez mais o surgimento de “startups” que prometem dentro de uma plataforma integrar todo ou pelo menos grande parte do trabalho de Marketing Digital de sua loja virtual.
Parece ótimo contar em uma única tela com todas as informações e métricas dos seus anúncios, sejam dos Comparadores de Preços, Mídias Sociais ou Links Patrocinados.
Melhor ainda é apenas subir sua lista de produtos e a própria plataforma desenvolver e criar seus anúncios e você apenas escolher em qual canal irá anunciar e acompanhar os resultados.
Perfeito né? Poucas horas de trabalho para um profissional da área ou o gerenciamento mais fácil para os empreendedores que não querem contratar um profissional e querem fazer por conta própria.
Automatização do Marketing Digital é igual ao sobrinho que faz de graça
Mesmo contando com uma plataforma destas, a loja virtual ainda depende do desenvolvimento de um bom planejamento de Marketing Digital para saber onde e como anunciar.
E é exatamente com relação ao seu planejamento de marketing que aparecem os contras destas plataformas. Este tipo de ferramenta, (principalmente as desconhecidas) deve ser considerado com muita calma e consciência.
Planejamento de marketing deve ser guardado com segurança e dificilmente deve ser exposto
Lembre-se que as estratégias de marketing, independente de serem digitais ou off-line, são suas armas para ganhar o cliente dos seus concorrentes no mercado. Nelas estarão todas as formas que você julgou mais eficientes e eficazes para convencer os consumidores a comprarem seus produtos e a virarem seus clientes.
Manda a ética publicitária que uma agência ou profissional atenda a apenas uma empresa por segmento. É claro que não necessariamente isso ocorre, mas imagine o quão estranho seria uma agência criar propagandas para dois desenvolvedores de televisão ao mesmo tempo sem privilegiar um dos lados.
Colocar os dados da sua empresa, integrar suas ferramentas com todos os seus dados dentro destas plataformas, principalmente as mais desconhecidas, cria exatamente este risco para sua empresa.
Não existem garantias de resultado na automatização dos anúncios
Além disso, automatizar excessivamente seus anúncios e campanhas irá criar uma grande perda de qualidade, diminuindo a eficiência e consecutivamente os resultados que eles poderiam gerar, e com isso os custos para sua loja virtual.
Se me perguntarem se vale à pena investir nestas plataformas com a finalidade de facilitar o processo de gerenciamento do Marketing Digital, a minha resposta será não, mas se mesmo assim você quiser arriscar, opte por plataformas que são instaladas dentro de um banco de dados que você considere seguro.
Boas Vendas!