Já falamos em alguns artigos sobre a importância crescente que o mobile vem ganhando e o quão importante é ficarmos atentos para que as empresas já comecem a se preparar para ele.
Neste artigo em especial falaremos exclusivamente sobre os smartphones Android e por que eles já estão criando novas possibilidades e caminhos para o Marketing Digital.
O número de aparelhos com Android ultrapassa a marca de 900 milhões
Segundo o Google, o número de aparelhos ativos que utilizam o sistema operacional Android já ultrapassa 900 milhões. Estes aparelhos contam com aplicativos que integram suas contas da internet com seu aparelho, utilizam o GPS e as redes Wifi para identificar o posicionamento do usuário, entre outras funcionalidades.
Mas no que isso os diferenciaria de outros sistemas operacionais como o IOS e por que ele pode influenciar o Marketing Digital?
A proposta do Google com o Android é integrar todas as suas ferramentas, independente de por qual meio a pessoa as esteja acessando. É inevitável para um usuário ao comprar um celular ou tablet vincular uma conta já existe ou criar uma nova conta para tirar o máximo de proveito destes gadget.
O compartilhamento de informações oferecido pelo Android cria centenas de novas formas de anunciar sua empresa
E com isso ele passa a compartilhar as suas informações com o sistema e este retorna com informações muito mais úteis para o cotidiano do usuário.
Por exemplo, um usuário logado no Google fazendo uma pesquisa pode ter acesso rapidamente a esta busca em seu celular apenas ativando o aplicativo e os resultados do que buscou no computador estarão presentes no celular.
Da mesma forma que quando o usuário faz uma busca em seu celular com o GPS ativo não encontra apenas os anunciantes que estão mais próximos, mas também quais caminhos devem e como devem fazer para chegar até o local.
E não pára por aí. Um dos novos aplicativos do Android é o Google Now (também disponível para o IOS). Ele trabalha como um assistente pessoal, que utiliza os dados do GPS para se acostumar com as atividades cotidianas de seu usuário. Por exemplo: ele sabe a que horas seu usuário sai de casa e para onde ele costuma ir todos os dias, e com esta informação traça o melhor caminho para que o usuário evite pegar trânsito e chegue mais rápido ao seu destino.
Também através do GPS ele informa no horário do Almoço quais os restaurantes mais próximos da localização dele que estão cadastrados no Place.
As integrações do Android principalmente para nós brasileiros permitem novas formas de anunciar na internet e eliminam o preceito de que é necessário ter um site para fazer Marketing Digital.
Até o Próximo Artigo!