Se para você o WhatsApp é apenas um aplicativo de conversas que compromete as relações interpessoais, é melhor rever seu conceito. Atualmente, muitas empresas já utilizam o WhatsApp como meio de comunicação com seus clientes e também entre seus funcionários.
A suspensão do WhatsApp, que se resumiu a 12hrs, não gerou prejuízos para o Facebook. Muito pelo contrário, os usuários acabaram demonstrando o quanto o aplicativo é forte e como seus usuários passaram a ser dependentes dele, mesmo havendo diversas opções alternativas e algumas até melhores.
WhatsApp tornou-se uma ferramenta aliada das empresas
A questão é que, com a existência e popularidade do APP, as empresas passaram cada vez mais a utilizá-lo como uma opção de facilitar o contato direto com seus clientes. Esclarecendo dúvidas, prestando atendimento e até mesmo nagociando. Isso é valido tanto para pequenas empresas, como para multinacionais.
As próprias companhias telefônicas que vivem a condenar o aplicativo, devem ter sentido dentro destas 12 hrs prejuízos com a diminuição no trafego consumido de internet por seus clientes, acarretando obviamente, em claro prejuízo financeiro.
No final essa condenação com o objetivo de prejudicar uma empresa, acabou por auxiliar ela e a prejudicar outras que passaram a depender do serviço fornecido pelo WhatsApp.
Além disso, apesar de não ser especialista no assunto, devemos ver com preocupação o que esta decisão pode acabar levando ao futuro das comunicações pela internet.
Vivemos hoje em um país que supostamente é democrático, e que teoricamente deveria preservar o direito de livre comunicação entre as pessoas. Esta decisão abre espaço para que outros meios também venham a ser bloqueados, e reprimindo a liberdade de comunicação.
Por fim, apesar de parecer banal, o WhatsApp mostra o poder de um aplicativo popular para um país, e o que seu bloqueio pode comprometer de formas diversificadas não apenas seus usuários, mas de certa forma toda uma economia.
Até o próximo artigo!