O Golpe das Curtidas

Se você é dono de uma empresa, tem uma Fan Page no Facebook ou trabalha com marketing digital, já deve estar acostumado a receber e-mails e mensagens prometendo milhares de curtidas, seguidores e afins em poucos minutos para suas redes sociais.

Neste artigo centralizaremos o assunto no Facebook, mas ele é valido para qualquer outra rede social.

É compreensível para pequenas e até para grandes empresas sem profissionais com vivência no ambiente de marketing digital que encham os olhos ao verem que com poucos reais é possível ter um número muito grande de pessoas que poderão se tornar clientes.

Milhares de curtidas com um custo menor do que anunciar no próprio Facebook enchem os olhos de qualquer empresa

Só que a realidade não é essa. As curtidas são em sua maioria de perfis fakes criados apenas com o objetivo de povoar a Fan Page e que não geram interação e muito menos um possível retorno financeiro.

Mas o argumento utilizado é exatamente que não se tratam de fakes e que não são utilizados robôs para fazer o povoamento, mas atente-se ao fato de que normalmente estas mensagens já vêm de um perfil ou e-mail sem vínculo com uma empresa, ou seja, são falsos e todos seguem um mesmo padrão de texto.

Mas se não utilizam robôs, qual a tática aplicada? Simples, com uma pequena equipe de pessoas já é possível criar um número X de perfis falsos para fazer este povoamento. É um trabalho árduo, mas que no final das contas mostra para o cliente que as pessoas estão lá e não se corre o risco, quando o trabalho é bem feito, do Facebook deletar os perfis.

As limitações que o Facebook criou ao longo dos anos não permitem que milhares de perfis reais curtam uma página em poucas horas

Não está convencido ainda de que se trata de um golpe? Bem, vamos analisar alguns detalhes. Uma campanha criada por uma empresa de médio porte no Facebook com o objetivo apenas de garantir curtidas para a sua Fan Page, levará no mínimo alguns dias para conseguir um povoamento na casa dos 3 dígitos.

Mesmo empresas conhecidas para chegarem nestes resultados dependeriam de uma boa campanha atrativa. Ou seja, se nem o próprio Facebook consegue este resultado, como eles conseguem milhares de curtidas em poucas horas?

Mas tudo bem, a empresa me mostrou 5 páginas com milhões de pessoas e prometeu que irá fazer postagens para as pessoas destas páginas curtirem minhas Fan Page. Isso com certeza não se trata de fake, certo?

Errado. Na verdade estas páginas já estão povoadas com perfis falsos, exatamente para que eles sobrevivam e o Facebook não os delete, inclusive empresas que nunca utilizaram esta tática correm o risco de ter alguns fakes em suas Fan Pages, exatamente porque eles precisam mostrar que são verdadeiros.

E mesmo que estas páginas tivessem fãs verdadeiros, o Facebook limita uma publicação sem ser patrocinada a ser exibida a apenas 40% do público, e dentro destes 40% a estimativa é de que apenas 1% realmente veja e clique no anúncio. E para piorar, não existe uma garantia de que quem clicou realmente curta a sua Fan Page.

Ter perfis falsos em sua Fan Page não irá contribuir com a imagem de sua empresa

Assim, nem desta forma seria possível em poucas horas conseguir milhares de curtidas.

Mas existe um lado positivo em ter milhares de fãs, mesmo que sejam falsos, na Fan Page. Alguns defendem que isso poderia mostrar que a empresa tem um número bom de clientes. Na minha opinião a situação é inversa, milhares de fãs e poucas interações dão a impressão de que a loja ou não se preocupa com seus consumidores ou ela mesmo é falsa.

Fique atento e até o próximo artigo!

Posts Relacionados

10 comments

Muito bem explicado, só cabe salientar que hoje,14/04/14 a limitação de posts orgânicos já é de 2% apenas.

Obrigado Fernando, vou fazer a correção no artigo

Uma vez fiz uma parceria com uma página, e sem saber comprei likes, num primeiro momento achei que tinha achado a mina de ouro, hoje percebo que joguei meu dinheiro no lixo, pq minha página não cresce, não tem curtidas, mesmo tendo o mesmo conteúdo.
Triste essa situação.
Artigo bem esclarecedor.
Parabéns

Sou dono de uma fanpage que tem como protagonista um personagem de tiras bastante conhecido no facebook. A page contava com 395.000 curtidas até o dia 15 de março. Nunca usei nenhuma das promoções que a página oferece. Apenas deixei a coisa rolar. Dez minutos após uma postagem de uma tira, em poucos minutos a tira era compartilhada milhares de vezes, muitas curtidas e muitos cometários, consequentemente atraindo mais curtidas. Como o personagem é usado em muitos jornais da federação, o endereço da fanpage sempre aparece pelos cantos das tirinhas para direcionar os leitores desses jornais para o face. Ultimamente, contávamos com 1.000 curtidas por dia. Ontem, dia 16/03/15, 7.000 curtidas desapareceram “misteriosamente” da página, chegando na casa de 388.500 curtidas. Desde então não sobe mais a numeração (coisa que nunca aconteceu) e quando entra alguém novo curtindo, desaparece em seguida. A coisa empacou. Mistééérios.

Olá Lúcio, é muito comum as empresas que praticam este golpe das curtias, curtirem outras páginas reais para tentar iludir o Facebook de se tratar um perfil original, provavelmente sua Fan Page foi vitima deste público e em alguma filtragem do Facebook, estes 7 mil foram deletados do Facebook

Temos uma página no facebook para nossa igreja. Ela foi criada por um funcionario da área de mídia. O qe acho estranho é que a pagina tem 27 mil curtidas, mas nossas postagens recem entre 70 e 150 curtidas. A igreja tem 2 mil membros diretos.
Não é estranho o baixo volume de curtidas?

Oi José, de certa forma não, existem dois motivos para isso:

1 – Quando você faz um post no Facebook sem impulsionar, você só vai conseguir impactar 1% do público da Fan Page, é o que é chamado de público orgânico, na medida que vão interagindo com o post ele vai aumentando o público impactado e ai entra o segundo item,

2 – Os seus posts precisam ser atrativos, agradarem as pessoas e instigar as pessoas a tomarem ações

Olá, tenho uma página de notícias regionais com 3.500 curtidas reais em 2 meses de aberta (usamos o anuncio do próprio facebooo). Mas vejo páginas concorrentes sendo abertas hoje com 3.300 curtidas e nenhum post. Agora entendi que podem ser fakes. Mas apesar de nossa página não ter muitas curtidas, o alcance das publicações chegam a mais de 20.000 pessoas. Realmente o facebook sabe direcionar o que é real. Minha dúvida, é possível gerar visualizações fakes também nos vídeos de curta duração no facebook?? Tenho observado isso nos concorrentes e vivo quebrando a cabeça para conseguir sucesso nos meus.

oi Gabriela, desculpe a demora par lhe responder, sim seria possível, bastaria apenas uma ferramenta para gerar cliques de bot

Faça seu Comentário