"Me vê Meio Kg de Credibilidade"

Ter uma loja virtual é contar com alguns desafios que estarão presentes no dia a dia da loja. Independente de ser pequena ou grande, de ser ou não conhecida, o maior desafio delas é passar credibilidade para o cliente.

Para entendermos o quanto a credibilidade é importante para se conseguir uma venda e como ela está presente em praticamente todo o processo pelo qual o consumidor irá passar, neste artigo vamos nos colocar no lugar de uma pessoa que deseja comprar uma televisão.

Não existe credibilidade maior que a indicação

Se optarmos por ouvir a indicação de um amigo, a primeira pergunta quando a pessoa indicar a loja será: “Mas é confiável comprar nesta loja?”

Antes mesmo de querer saber sobre o valor ou a qualidade dos produtos, a preocupação do cliente está na confiança em relação ao produto ser entregue ou não, e não só isso, mas se ele vai ser bem atendido caso ocorra algum problema.

Agora vamos imaginar que em vez de pegar uma indicação, resolvemos comprar por conta própria e fomos pesquisar no vasto mundo da internet.

Nossas ferramentas utilizadas serão os Sites de Busca e os Comparadores de Preço, para identificar o produto que queremos, as opções de loja, e claro, os melhores preços.

Nos sites de busca, seremos impactado por diversas propagandas, independente de serem orgânicas ou pagas. Estes anúncio contaram com alguns fatores que vão influenciar na credibilidade destes anúncios.

O posicionamento interfere na escolha da loja

O posicionamento é o primeiro deles (sim, o SEO ajuda a passar credibilidade). As lojas virtuais que estão nas primeiras posições e no campo visual direto do consumidor tendem a ter um maior número de cliques e consequentemente passam uma melhor imagem. Erros de ortografia (não me condenem), links quebrados e propagandas exageradas são outros fatores que interferem no interesse do consumidor.

Os comparadores de preço já contam com a vantagem de filtrar grande parte das lojas fraudulentas, então se sua loja está presente em um deles já é um fator de segurança para o consumidor. Além disso, muitos deles procuram avaliar periodicamente a loja para verificar se mantiveram a qualidade, as avaliações dos consumidores e da equipe técnica.

Fique atento aos comparadores de preço para não exagerar no desconto e ficar longe da realidade dos concorrentes, pois isso pode passar a falsa impressão de um golpe.

Agora que já decidimos qual televisão ou e em qual loja queremos comprar através de uma ou até na soma destas ferramentas, começa a segunda etapa que ira desafiar a credibilidade das lojas virtuais.

Ao entrar na loja, o layout e a estrutura da mesma serão decisivos para o consumidor continuar confiando nela.

Lojas bagunçadas e de difícil compra não passam confiança para o consumidor

Já falamos no artigo Layout fora do contexto o quão importante para a loja virtual é tornar fácil o processo de compra, e que alguns elementos da estrutura da loja devem ser respeitados para o conforto e para manter o costume dos consumidores. Sempre que decidir inovar é importante testar ao máximo para evitar problemas e dificuldades para o cliente.

Outro elemento importante do layout que passa credibilidade é manter as formas de pagamento e os selos de certificados de segurança e avaliação sempre visíveis e claros para o consumidor.

Quando o consumidor finalmente clicar no botão “comprar”, ele vai se preocupar ainda mais com a credibilidade da loja, por isso é importante mantê-lo dentro de páginas seguras, de preferência HTTPS, e exigir o mínimo de dados possíveis.

Existem outros fatores que vão influenciar na credibilidade de sua loja, mas apenas um pode acabar com ela. O péssimo atendimento, principalmente no pós venda.

Boas Vendas!

Posts Relacionados

Faça seu Comentário