Lances de R$ 1,01 podem dar mais retorno que de R$ 1,00 no AdWords

Nos últimos meses o Google vem intensificando suas ações para divulgar um serviço de gestão de contas gratuito para contas do AdWords feito por uma agência terceirizada (segundo um dos próprios atendentes). Entre os meios de abordagem utilizados estão envios de e-mails, avisos em tela e telefonemas.

O que de certa forma aparenta ser um gesto nobre por parte do Google em ajudar as pequenas empresas a terem seus anúncios veiculados e apresentando resultados, acaba caindo na famosa frase “O barato sai caro”.

Mesmo com boa intenção em querer ajudar os anunciantes, este serviço terceirizado do Google esconde por trás interesses comerciais, o que de certa forma não estaria errado, mas a questão levantada neste artigo é como este serviço vem orientando os anunciantes, prevalecendo mais o aumento no investimento do que no retorno de resultados destes anunciantes.

 

Foram detectadas orientações que poderiam prejudicar a otimização das contas do AdWords

Para chegar a esta conclusão, analisei a conta de um cliente (em outras contas também foram detectadas as mesmas orientações) que havia acabado de receber orientações de um dos “estrategistas” que entrou em contato com ele. Vale lembrar que as alterações só foram feitas na conta após o consentimento e pelas mãos do anunciante, e que o objetivo deste artigo é exatamente que você analise se realmente vale a pena fazer as alterações recomendadas.

A primeira sugestão oferecida pelo estrategista, é claro, foi aumentar o orçamento. Segundo ele, a campanha estava muito restrita e o cliente estava perdendo oportunidades. Esta sugestão foi prontamente recusada pelo cliente, que possuía um orçamento baixo exatamente por se tratar de uma pequena empresa.

Aumentar o orçamento é uma estratégia que podemos chamar de ilusória, já que é claro que aumentar o orçamento irá fazer com que a visualização dos anúncios aumente e consecutivamente você venha a ter um resultado maior, mas isso não garante que você esteja tirando proveito de todo o potencial que aquele orçamento poderia lhe trazer.

 

Trabalhar a Rede de Display junto com a Rede de Pesquisa pode prejudicar a qualidade da campanha

A segunda sugestão foi migrar uma campanha focada apenas em Rede de Pesquisa para Rede de Pesquisa e Display, o que automaticamente prejudicou toda a qualidade da campanha, mas ampliou o número de impressões, o que para um leigo pode parecer positivo, mas que para o lado técnico a campanha acaba perdendo todo o seu potencial, principalmente uma campanha com baixo investimento.

A terceira sugestão não prejudicaria a campanha em si, mas seria uma recomendação totalmente desnecessária: segmentar uma região menor, por exemplo, uma cidade, quando você já possui uma região maior segmentada, por exemplo, um estado, sem nenhum objetivo de diferenciá-lá, o que não irá fazer diferença nenhuma para a campanha, apenas fará sentido se houver um objetivo de diferenciar os lances de CPC para uma cidade específica do estado. Se o objetivo não for este o público já estará segmentando com a escolha do estado, ou seja, não mudará em nada a campanha.

 

Ter lances quebrados não interfere no número de concorrentes

E por fim, a última sugestão dada e aproveitando para revelar o titulo deste artigo, que lógico que é irônico, a sugestão dada foi colocar lances quebrados com o objetivo de ter um número menor de concorrentes.

Colocar um valor quebrado, por exemplo, R$ 1,26 ou valor inteiro R$ 1,25 não irá influenciar na quantidade de concorrentes que a sua campanha terá, primeiro pelo fato de que você sempre pagará o valor mínimo necessário para estar naquela posição, segundo pelo fato de que o posicionamento não é calculado apenas pelo CPC, mas pelo CPC x IQ (Índice de Qualidade) e terceiro, que apesar do Índice de Qualidade sempre ser mostrado como um número inteiro, na realidade ele é um número fracionário, ou seja, não existe nenhuma hipótese para este argumento fazer sentido.

 

Toda alteração em campanha deve ser bem planejada e seguindo as estratégias que foram criadas para a campanha anteriormente, pois mudar a campanha sem estudo pode ser prejudicial aos resultados

Por isso é muito importante que a decisão de mudar o orçamento bem como qualquer alteração em sua conta deva partir de você ou de um profissional que tenha elaborado o planejamento de sua campanha. E cabe sempre analisar se estas alterações realmente vão melhorar o desempenho de sua campanha, antes de qualquer coisa.

Até o próximo artigo!

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1 comment

Perfeito. Senti isso na pele de um novo cliente. Há dez anos cliente google, há alguns meses sendo assessorado pelo suporte. CPA de R$ 32,00.

Em 10 dias, mesma Landing Page, apenas campanha mais enxuta e estruturada passou a entregar CPA de R$ 7,00.

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