Índice de Qualidade – Campanhas de AdWords

Independente de você ser um usuário avançado ou básico do Google AdWords, em algum momento já deve ter ouvido falar do tal Índice de Qualidade e da sua importância para as campanhas.

Neste artigo pretendo explicar um pouco do porque ele é tão importante e pode fazer a diferença em sua campanha e aproveitarei para dar algumas dicas de como melhorar seu índice de qualidade.

O Índice de Qualidade é a forma que o Google tem de analisar se a campanha é realmente interessante para o termo pesquisado pelo usuário.

O índice de qualidade tem como função, como seu próprio nome diz, medir a qualidade de sua campanha para o leilão do qual ela irá participar. Campanhas com um índice de qualidade maior tendem a ter um custo por clique mais baixo e um posicionamento melhor.

Isso ocorre porque o Google procura sempre exibir os resultados mais relevantes para seus visitantes, e para isso ele verifica se a campanha do anunciante é suficientemente relevante para a palavra-chave que o visitante utilizou para pesquisar.

Para isso ele utilizará três elementos para avaliar se a campanha é realmente eficiente. A taxa de cliques esperada, a relevância do anúncio e a experiência da página de destino.

O Índice de Qualidade é medido toda vez que a palavra-chave é acionada para participar de um leilão, não sendo então um valor fixo

A Taxa de Cliques Esperados procura medir se a campanha dentro de suas impressões tem tido um número eficiente de cliques, ou seja, campanhas com um bom CTR (que é o número de cliques por impressão) tendem a ter uma qualidade muito maior.

Este fator leva em consideração principalmente a organização de sua campanha. Uma dica eficiente é procurar ter um número intermediário de palavras-chave que sejam realmente relevantes ao serviço ou produto vendido e organizadas em grupos de acordo com seu tema ou organização de seu próprio site.

O segundo fator é a Relevância do Anúncio, ou seja, o texto do seu anúncio tem que oferecer o que a pessoa está procurando. Utilizar a palavra-chave de forma que o texto tenha significado é uma das formas de tornar seu anúncio relevante e somada a organização citada no primeiro fator, fará com que a combinação de palavra-chave e anúncio seja realmente interessante e funcional para os pesquisadores do Google.

Mas claro que não adianta nada você ter uma campanha organizada, com boas palavras-chave e um texto funcional nos anúncios se quando o usuário clica neles, se depara com uma página que não tem nada a ver com o que ela estava pesquisando anteriormente, e é aqui que entra o fator de número três: a Experiência da Página de Destino.

Quanto mais interessante for a página que o visitante acessar após o clique, a tendência é que além de você ter um Índice de Qualidade melhor você tenha leads ou vendas muito mais eficientes.

O fator Experiência da Página de Destino analisa se a página tem conteúdo relacionado às palavras-chave selecionadas e o comportamento do visitante após clicar no anúncio.

Ter um bom índice vai depender sempre do conjunto Palavra-Chave, Grupo de Anúncio e Página de Destino

Como você leitor já deve ter percebido, os três fatores se integram e é necessário haver uma harmonia entre palavra-chave, conteúdo do anúncio e conteúdo do site.

Fazer com que os três se tornem relevantes entre si fará com que sua campanha tenha números altos de Índice de Qualidade.

Lembre-se também de que além dos fatores que citamos, a qualidade da campanha ainda sofrerá influência do histórico conjunto de cada nível do AdWords, segmentações, e de alguns meses para cá, a relevância das Extensões de Chamada para o grupo de anúncio, também tem sido considerada, por isso sempre que puder utilize as Extensões em nível de Grupo e não de Campanha.

Até o Próximo Artigo!

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2 comments

Bom artigo sobre o Adwords e o indicie de qualidade 🙂

Muito bacana o artigo, parabéns !!!

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