Como montar e administrar sua loja virtual

Ok, você acaba de resolver que quer montar sua loja virtual, mas se depara com a pergunta: Como devo fazer isso? Parece bobagem, mas há muitos empresários neste exato momento, passando por isso, mesmo os mais experientes.

Concordo que a internet já não é mais um bicho de sete cabeças, e você já cansou de ouvir que o filho de não sei quem, sabe fazer e por isso, está considerando abandonar a leitura deste post.

Mas usar a internet não é a mesma coisa que administrar uma loja virtual, e é aqui que aparecem as dificuldades.

A principal delas é o planejamento, e não estou falando apenas de logística, estoque ou funcionários. Sem desmerecer estes itens, existem algumas perguntas que você deve responder primeiramente. Essas perguntas irão ajudar a resolver outros itens.

Vamos às perguntas. Responda a todas elas, mesmo que precise de um tempo para pensar:

  • Você já tem uma loja física?
  • Você conhece bem o produto que irá vender?
  • Já definiu para quem exatamente você pretende vender seus produtos?
  • E quanto você pode gastar para montar seu e-commerce?

Mas, por que responder a estas perguntas?

Simples, montar um negócio na internet depende de muito planejamento e ótimas estratégias. Alguns levantamentos apontam que 60% dos comércios eletrônicos fecham logo no seu primeiro ano, exatamente por falta de planejamento.

Não pense que por já ter experiência no comércio de rua estará livre deste índice, muito pelo contrário, inclusive, aquele famoso mito de que é mais fácil montar um negócio na internet do que na rua é uma boa prova de que você não está fora dos 60%.

Respondendo as perguntas acima, você passa a ter um conhecimento mais profundo sobre seus consumidores, como o que eles gostam, como chegar até eles e por que eles iriam comprar seus produtos. Conhecer bem seu produto fará com que você consiga vendê-lo com muito mais facilidade.

Saber o quanto você pode gastar irá evitar que você se aperte, e principalmente irá ajudar a escolher onde divulgar. Sim, você precisa divulgar. Lembre-se: você está na internet e não na rua, ninguém vai passar na frente da sua loja, achar o mostruário bonito e resolverá comprar seu produto.

Planejamento e estratégia são os primeiros fatores que devem ser levados em consideração quando montar sua loja virtual.

Aproveite que está por aqui e deixe sua opinião sobre como começar seu negócio.

Posts Relacionados

3 comments

E realmente ainda não sei bomba minha loja ,nâo sei se minha loja é boa ,se fiz uma loja certa estou no mercardo a muito anos mais no virtual alguns meses. como pode me ajudar para minha loja ser bem divulgada
obrigado

Olá Robson, tentamos entrar em contato com você, mas não houve resposta, podemos lhe oferecer um serviço de consultoria para ajudar a sua loja virtual a crescer

eu estou abrindo a minha loja virtual.mas gostaria de abrir fazendo sucesso e muitas entregas.
estou a disposicao disto.mas nao sei por onde começar,o que fzer,qual sites de publicidade escolher..
os meus produtos de belezas sao maravilhosos,mas a propaganda tambem precisa ser …
aceito ajuda…

Faça seu Comentário