Black Friday como tirar vantagem

A Black Friday marca o início das vendas de final de ano. Marcada para o dia 23 de novembro, já está em cima da hora para sua loja se organizar para ela. Os organizadores da Black Friday prometem bater os números de 2011.

Segundo eles, no ano passado foram feitos 100 milhões de reais em vendas em apenas 24 horas, com um ticket médio de R$ 425,00 e mais de 10 mil acessos ao site principal.

Para os consumidores, a Black Friday é o dia em que é possível encontrar descontos de até 70% em diversas lojas, e quem sabe finalmente adquirir seus maiores desejos de consumo. Já para os empresários, ela deve ser vista através de duas grandes oportunidades para seus negócios.

Aumente o número de clientes com a Black Friday

A primeira é que ela funciona como um site de compras coletivas, cuja principal finalidade é que com os descontos, os consumidores gastem muito mais, fazendo com que os produtos saiam em maior número, e com que a lojas ao invés de terem perdas com os descontos, passem a ter lucro.

A segunda e mais importante e que está diretamente ligada a primeira, é o aumento no número de clientes. Mas para que ocorram ambos os crescimentos é necessário fazer um bom trabalho de Marketing Digital.

Não basta apenas dar o desconto. É necessário divulgá-lo, e essa é a principal preocupação dos organizados da Black Friday. Para isso foi criado um site que integra todos os descontos concedidos no dia, e qualquer loja pode participar, bastando apenas ter um determinado número de descontos e ainda se quiserem um maior destaque, podem optar por uma das cotas de anúncio do site.

Além disso, para aumentar seus números é importante que  exponha de forma clara os descontos e utilize suas ferramentas próprias de divulgação para aumentar a visibilidade: banners, email marketing, mídias sociais e demais ferramentas com que você possa contar.

Nem sempre vender quer dizer que você conseguiu um cliente

É importante ficar atento que nem sempre vender quer dizer que você conseguiu um cliente, pois isso se dará de acordo com a experiência que este consumidor tiver no ato de sua compra.

Em vários artigos aqui no Blog já citamos a importância do bom atendimento e de tornar fácil o processo de compra para os consumidores.

Para a maioria das lojas virtuais, a maior preocupação com a Black Friday é aumentar o seu número de vendas, mas elas acabam às vezes até por descuido se esquecendo destes fatores, e é neste ponto que seu e-commerce pode se destacar.

Fazendo um bom trabalho de marketing e mantendo o cuidado de se preocupar com o atendimento de seus clientes, sua loja terá um retorno muito maior do que o prometido pela Black Friday.

Como falei no início deste artigo, ela é o pontapé para as compras de fim de ano. Consumidores bem atendidos tendem a fazer novas compras e principalmente a indicar sua loja virtual para outras pessoas. Por isso aproveite esta oportunidade e se prepare, oficialmente ou mesmo informalmente.

Boas vendas!

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