Behavior Target: Sofisticando o Remarketing

O conceito de behavior target ou segmentação comportamental surgiu com o objetivo de identificar e utilizar o comportamento do consumidor dentro do próprio site, visando impactá-lo com uma campanha criada “especificamente” para ele, aumentando o poder de conversão seja de um site ou de uma loja virtual.

Para facilitar a interpretação de como funciona o conceito de behavior target vamos utilizar as lojas virtuais para esta explicação.

Ferramentas que auxiliam o conceito de Behavior Target ser implantado são o Remarketing e o Retargeting.

Estas são as ferramentas mais tradicionais para a implantação deste conceito, pois com elas é possível identificar em qual ponto do funil de vendas o consumidor está para ser impactado por uma campanha específica.

Vejamos o seguinte exemplo. Uma pessoa está pesquisando a compra de uma televisão 32 polegadas, mas ainda não sabe exatamente se prefere uma televisão de LCD ou de LED.

Uma loja que vende exclusivamente TVs de LCD e foi acessada por esta pessoa, a captura a sua lista de remarketing e pode passar a exibir através dos banners da rede de display, banners com promoções e vantagens exclusivas das Tvs de LCD.

Enquanto lojas que vendem os dois tipos de produtos podem aproveitar o remarketing dinâmico para impactar esta pessoa com uma lista de produtos com desconto, para que a pessoa tome a decisão de qual modelo e tipo ela prefere.

Digamos que esta pessoa já tenha definido qual produto deseja comprar, mas ainda esteja pesquisando preço. Uma das lojas em que ela entrou a capturou em sua nova lista de remarketing e agora que ela sabe exatamente qual produto a pessoa quer, pode começar a impactar a pessoa com uma mensagem “personalizada”, como por exemplo “20% de desconto na TV LCD XYZ somente para você.”

Mensagem personalizada de acordo com o comportamento do visitante no site.

Ou seja, o conceito de behavior target, nada mais é do que exibir a mensagem de acordo com o comportamento da pessoa dentro do site, o que pode ser feito através das ferramentas de remarketing e retargeting.

Até o próximo artigo!

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4 comments

Olá Antonio,

estava lendo que com a aprovação do Marco Civil da Internet, que proibe no Brasil o uso de taticas tipicas do marketing dirigido ou remarketing, estas praticas estariam proibidas. Você tem informações mais especificas a respeito?

Obrigado pelo artigo!
Massimo Difa.

Olá Massimo obrigado pelo comentário na verdade é um erro de interpretação, vale lembrar que no remarketing você não tem acesso nenhum aos dados de navegação do seu cliente a unica informação que lhe é fornecida é o número de pessoas presente em sua lista, desta forma você não tem como saber realmente quem é que esta sendo impactado pelo seu anuncio, apenas sabe que é uma pessoa que já acessou o seu site, mas não tem informações como IP, nome e qualquer outra informação.

Vale lembrar também que o Remarketing não é uma estratégia de espionagem vale lembrar que o Google solicita que seu site informe aos clientes que o cookie esta sendo armazenado no computador dela, e desta forma a pessoa tem consciência de que esta sofrendo o impacto do Remarketing.

Minha opinião sobre o Marco Civil é que apenas regularizam o que sempre existiu na internet, lembre-se que o próprio Google e Facebook apoiaram o Marco Civil e não teria lógica nenhuma eles irem contra algo que prejudicasse eles mesmo concorda?

Olá Antonio,
obrigado pela resposta.

Então, era isso que eu imaginava também. Mas como você disse é questão de interpretação e como não tenho conhecimento do texto da lei, mas somente li comentarios a respeito, fiquei com dúvidas. Nos artigos que encontrei se falava da proibição de qualquer tipo de rastreamento, mas concordo plenamente com suas explicações pois conheço bem a tecnologia que está por trás destas ferramentas que usam esta tática de marketing muito valiosa. Eu estava revoltado com os rumores pois realmente não implica em nenhuma invasão de privacy.

Valeu até mais!
Massimo.

O pessoal ta assistindo muito programa sensacionalista antes de escrever artigo rs rs

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