Adwords – medindo resultados

O Adwords talvez seja hoje a ferramenta mais utilizada pelas lojas virtuais para fazer sua divulgação.

A grande vantagem das campanhas de links patrocinados é ser eficiente independente do tamanho da empresa, cumprindo seu papel independente se forem, micro, pequenas, médias ou grandes empresas.

Para se ter uma ideia, somente no segundo semestre de 2012 os investimentos em links patrocinados cresceram na faixa dos 17%.

O baixo investimento é o principal atrativo do Adwords

Tal eficiência e interesse dos anunciantes se justifica no Adwords pelos baixos custos de investimentos e por estar presente dentro da maior ferramenta de busca e contar com uma vasta rede de parceiros que podem colocar seus anunciantes ao lado de assuntos relevantes a seus anúncios.

Participar do Google Adwords é eficiente para sua loja virtual, suas vendas podem aumentar e sua marca pode se tornar mais conhecida, mas isso vai depender de saber medir os resultados.

Antes de medir os resultados, defina sua estratégia

Inicialmente é importante definir qual seu principal objetivo: vender, divulgar sua marca ou apenas conseguir um contato inicial.

Se o objetivo é vender, a primeira métrica a ser analisada é o ROI (Retorno do Investimento), ou seja, se o que você gastou anunciando realmente te deu lucro, a fórmula básica é o valor investido dividido pelo seu lucro líquido, mas na internet você encontra fórmulas mais precisas.

Para verificar no Adwords se seus anúncios estão cumprindo a tarefa de vender seus produtos, atente-se, no painel, ao número de conversões conseguidas e a taxa de conversões de seus anúncios.

Analise se estes números estão de acordo com seu orçamento e o custo por clique das palavras, em seguida procure manter apenas os anúncios com boa conversão e com boas taxas de clique (CTR), isso fará com que seus anúncios melhorem os resultados. Caso os números estejam baixos, é recomendável uma avaliação de uma possível reestruturação em toda sua campanha.

Se o objetivo é visualização, propagação da imagem de sua loja virtual, fique atento ao número de impressões. Quanto maior for o número de impressões, mais vezes seus anúncios foram vistos. O CTR é o número de cliques, que podem ser boas referências para verificar o interesse do consumidor.

Por fim, se o seu objetivo é apenas o contato inicial para conseguir uma conversão presencial posterior, é necessário fazer uma mensuração externa. Talvez as mais eficientes sejam um formulário exclusivo para quem clica no anúncio preencher, ou uma linha telefônica exclusiva em que seja possível contar o número de ligações recebidas. Outra forma é perguntar diretamente ao consumidor onde ele viu seu anúncio. Est última é a menos recomendada e eficiente.

Boas Vendas!

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4 comments

Sem um trabalho de SEO, nada se vale uma campanha de adwords!

Waghi bem vindo ao nosso blog,
Ótima colocação realmente o trabalho de SEO pode ajudar muito para melhorar o desempenho dos sites.
Quero aproveitar seu comentário para sanar uma dúvida muito comum que é mistura o trabalho de SEO com o de SEM (Adwords).
A campanha do Adwords independe do trabalho de SEO, você pode ter excelentes resultados em uma campanha do Adwords sem nem ao menos ter iniciado o trabalho de SEO, como também os resultados do Adwords não vão influenciar o de SEO.
Obrigado pelo comentário Waghi.

Opa! São 2 ambientes com certeza. SEO dá mais trabalho mesmo e links são mais diretos, rápidos e gratificantes. Acredito que se fossemos comparar SEO seriam as namoradas e LINKS as acompanhantes de luxo. Por mais que se gaste, ao parar de investir tudo se cessa. Acho que o bom mesmo é o convívio de ambos e aplicação na hora certa de cada. A internet é o melhor caminho para o investimento e certamente mais barato e, em relação ao modo offline, vale a pena. O duro ainda é muitos entenderem e enxergarem o que queremos dizer, especialmente os mais leigos e antigos. Mas vamos tentando, não? Keep walking e obrigado pelo espaço! Abraço e feliz 2013 !!!

Waghi,
Agradeço você pela participação, nosso blog estará sempre aberto para os comentários.
Um Feliz 2013 para você todos os nossos leitores e em 2013 estaremos de volta com nossas postagens semanais

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